Os benefícios dos chás

maio 10, 2017 0 Comentários A+ a-

Quem nunca já ouviu falar da importância dos chás para  amenizar algum tipo de sintoma de determinada doença? No texto abaixo, vamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades e funções dessas ervas tão usadas na atualidade.

O chá foi criado há quase cinco mil anos, pelos chineses. Diz a lenda que um imperador chamado Shen Nung estava no pátio do seu palácio bebendo uma taça de água morna, quando uma folha trazida pelo vento caiu dentro da taça. Passaram-se alguns instantes, e depois, surpreso com a cor que a água ficou, experimentou. Para sua surpresa, achou saborosa. Desde então, esse prática se difundiu e nunca mais deixou de ser utilizada.
Podemos encontrar diversos tipos de chás, dentre os mais comuns estão, o chá mate, chá preto, chá verde, chá branco, camomila, erva-doce, capim cidreira, hortelã, entre muitos outros. Seu uso diário é capaz de prevenir várias doenças como câncer, pressão alta, aterosclerose, desintoxicar o organismo, acelerar o metabolismo, combater o colesterol ruim, a insônia, os radicais livres e etc.
Recomendações para consumo de chás
De acordo com especialistas em fitoterapia, nem todas as  ervas que são utilizadas para os chás são benéficas,algumas até apresentam contraindicações, por isso alguns cuidados são essenciais na hora consumí-los, a saber:
  • Os chás utilizados com fins terapêuticos, só devem ser ingeridos por orientação de um especialista;
  • As ervas adquiridas nunca podem ser de procedência duvidosa, com as vendidas em feiras, pois podem estar infectadas com bactérias ou fungos, que trarão riscos à saúde da pessoa;
  • Após o preparo do chá, ele deve ser consumido em até doze horas;
  • O ideal é obter os  chás em farmácias de manipulação ou lojas especializadas, para garantir que a origem é confiável;
  • A quantidade ingerida deve ser cuidadosa, pois se ingerido em altas doses pode promover complicações  ao organismo do indivíduo, e em casos mais graves, provocar até intoxicação.
Diversas maneiras de preparar os chás
Os especialistas orientam que os chás devem ser ingeridos para prevenir o organismo contra enfermidades, pois atua fortalecendo o organismo humano, causando alívio ao aparelho digestivo e suas funções principais. No entanto, vale ressaltar que qualquer tipo de chá com função terapêutica deve ser consumido somente sob prescrição médica ou orientação de um profissional de nutrição. Os chás podem ser preparados  de diversas maneiras, algumas já bem conhecidas, outras nem tanto:
Infusão: O método mas conhecido, consiste em colocar água fervendo sobre as ervas, deixando-as em repouso, e abafando-as por cerca de dez minutos para consumi-lo posteriormente.
Decocção: Nesse método, as ervas são colocadas em um container com água fria, e depois são fervidas por cerca de dez minutos. Após esse processo, elas devem ser coadas para consumo.
Maceração: Nesse processo, as ervas ficam de molho na água fria por cerca de doze horas, para que as vitaminas  e os sais minerais sejam preservados.
Cataplasma: As plantas são socadas ate formarem uma papa, para ser colocada na região onde a pessoa está sentindo dor, entre dois panos, frios ou quentes.
Banhos: A hidroterapia difunde muito os banhos de ervas, que sempre apresentam bons resultados paras as pessoas, como relaxamento, por exemplo.

Que tal um chazinho?