Receitinhas caseiras para calos nos pés

junho 14, 2017 0 Comentários A+ a-


Os pés muitas vezes não recebem a devida atenção e os cuidados merecidos. Além de sustentar o nosso corpo, os pés ainda sofrem com alguns incômodos como unhas encravadas, bolhas e os terríveis calos. Para evitar e tratar os calos, basta tomar alguns cuidados.





Pode até parecer estranho, mas os calos surgem como forma de proteção a alguma agressão, seja interna ou externa. Ao pisar torto ou calçado apertado, a pele se torna mais grossa e mais espessa, como se fosse um escudo para evitar um machucado.
Para evitar os calos nos pés a dica é ficar atenta na hora de escolher os calçados e procurar sempre os modelos mais confortáveis. Não adianta comprar um sapato bonito, mas que castiga seus pés.
Além disso, massagear os pés usando hidratantes que contenham substâncias que afinam a pele, como a ureia também ajuda. Para uma hidratação mais profunda, envolva os pés em um saco plástico depois de aplicar o creme hidratante com ureia e deixe durante trinta minutos. Isso vai fazer com que a pele absorva melhor o hidratante.

Mas se eles insistirem em aparecer, para tratar os calos use pedra-pome após o banho, esfregando suavemente. Nem pense em lixar ou cortar os calos, isso fere ainda mais o local. No caso de calos doloridos e inflamados, procure um dermatologista para evitar complicações.

Remédio caseiro para calos
Algumas opções de remédios caseiros podem aliviar os calos, as dores e a aparência de seus pés.
  • Óleo e vinagre
Misture partes iguais de vinagre de maçã e óleo de rícino em uma panela grande ou assadeira. Uma panela velha que você não usa mais para cozinhar é o melhor. Aqueça a mistura até que fique confortavelmente quente ao toque. Mergulhe os pés na mistura morna por pelo menos 10 minutos. Se o pote não é grande o suficiente, coloque um pé de cada vez. Enxague a mistura do óleo com água morna e, em seguida, suavize a pele morta, seca, com uma pedra-pomes.
  • Calêndula e Malmequeres
Coloque várias calêndulas ou malmequeres em um frasco de vidro escuro. Se você não tiver um frasco escuro, cubra um frasco de vidro transparente com folha de alumínio. Cubra as flores com amêndoa ou óleo de cártamo e, em seguida, coloque o óleo em um local ensolarado e quente durante pelo menos 48 horas. Coe o óleo através de um filtro de café de papel. Aperte o filtro para remover o máximo de óleo das flores quanto possível. Retorne o óleo para o frasco e coloque-o de volta no sol por mais 48 horas. Em seguida, despeje o óleo através do filtro uma segunda vez. Se possível, repita o processo seis ou sete vezes para um óleo altamente refinado. Alise a óleo sobre áreas calejadas três vezes todos os dias. Continue a utilizar o óleo para manter sua pele em boas condições após os calos serem removidos.
  • Esfoliação natural para os pés
Misture uma esfoliação natural que consiste de uma parte de azeite e uma parte de sal do mar ou sal de mesa normal. Se você gosta, você pode usar açúcar ou de farinha de milho em vez de sal. Suavize a área calejadas em um banho quente ou chuveiro e, em seguida, esfregue o esfoliante nas áreas calejadas. Esfregue nas áreas mais secas e grossas com suaves movimentos circulares. Suavize os calos delicadamente com uma pedra-pomes enquanto a mistura ainda está em sua pele. Em seguida, lave o esfoliante com água morna. Seque seus pés e, em seguida, use uma loção ou creme hidratante.

Procure a ajuda de um médico Caso você chegue a desenvolver dormência nos dedos dos pés ou calcanhares, especialmente se você tiver diabetes. Além disso, consulte um médico se o calo é crônico ou vem sempre acompanhado de drenagem de líquidos, vermelhidão, calor ou dor. Estes podem ser sintomas de uma infecção. Um médico pode remover esse tecido insalubre e prescrever antibióticos para impedir que a infecção se espalhe ou piore.

Bjs