Sobre Alimentos Orgânicos

julho 02, 2017 0 Comentários A+ a-

Alimentos Orgânicos

A alimentação saudável é uma das melhores formas de valorizar a vida, a saúde e a natureza. 

Os alimentos orgânicos  conferem mais nutrientes, sabor e aroma às refeições. E muita saúde em seu cardápio, pois a alimentação correta é a melhor forma de prevenir doenças e desintoxicar o organismo.


O que é um alimento orgânico?

Orgânico é o alimento produzido da forma mais pura e natural, sem aditivos químicos. Na produção de frutas, verduras, legumes e cereais orgânicos é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e transgênicos. Nos alimentos processados, como geléias, açúcar e vinhos, não se pode usar conservantes, corantes e irradiação, entre outros. A criação de animais para produção de carnes, ovos, leite e derivados segue o mesmo princípio: os bichinhos recebem somente alimentos orgânicos, que integram no mínimo 85% da matéria prima das rações de origem orgânica, e os pastos não têm adubação química.
Os tratamentos terapêuticos são feitos à base de homeopatia e fitoterapia, sendo proibido o uso de antibióticos, promotores de crescimento e hormônios. Deve-se garantir o bem-estar dos animais do nascimento ao abate. Nas propriedades rurais orgânicas, o ar, água, o solo e toda a natureza ao redor da área devem ser preservados, e a ausência de agrotóxicos contribui para a diminuição da poluição, além e proteger a saúde dos agricultores.
Mais do que um alimento sem agrotóxicos, o produto orgânico é resultado de um sistema que busca manejar de forma equilibrada o solo e os recursos naturais, conservando-os e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.
Ao consumir alimentos orgânicos, você só tem a ganhar. Como o nível de resíduos de pesticidas é ínfimo, você evita intoxicar-se. A cor, aroma, e textura dos orgânicos são diferenciados, e o paladar é mais atraente. Fonte de energia vital, os alimentos orgânicos resultam em mais saúde, bem estar e qualidade de vida.

10 motivos para consumir alimentos orgânicos

  1. São mais nutritivos. Alimentos produzidos naturalmente (agroecológicos, orgânicos e biodinâmicos) possuem, em média, 2,5 vezes mais nutrientes minerais que os alimentos convencionais. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.
  2. Possuem sabor e aroma mais intensos, sendo muito procurados pelos especialistas em culinária e apreciadores da boa comida. O sabor dos alimentos orgânicos está preservado da interferência de produtos químicos.
  3. Preservam a saúde, pois não contêm organismos geneticamente modificados, pesticidas, antibióticos ou hormônios. Pesquisas e estudos têm demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
  4. Preservam os recursos naturais, já que a intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais, principalmente do solo e de toda a vida à sua volta.
  5. Incentivam o pequeno produtor, fixando o trabalhador no campo com qualidade de vida. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que têm na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.
  6. Mantêm o solo vivo, fértil e preservado, principal preocupação da agroecologia. O cultivo orgânico evita a erosão através de técnicas agroecológicas como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc. O solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano.
  7. Preservam mananciais (lençóis freáticos, rios, lagos), mantendo-os limpos e puros. O cultivo de alimentos orgânicos protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações convencionais atravessam o solo, alcançam os lençóis d'água e poluem rios e lagos.
  8. Mantêm a biodiversidade das espécies, restaurando e protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura natural respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola, é preservada e áreas naturais são conservadas.
  9. Reduzem o aquecimento global e economizam energia. O cultivo natural dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros, garantindo maior aproveitamento da energia disponível no local.
  10. São mais baratos, se considerarmos os gastos com tratamentos de saúde e recuperação do meio ambiente degradado pelo consumo e cultivo de alimentos convencionais.


Que tal mudar seus hábitos alimentares?