Tinta ou Tonalizante?
Tinta ou Tonalizante?
Preciso confessar que não estava muito por dentro do mercado de tintura e tonalizante até o dia em que escureci o cabelo.
Mas, como vocês fizeram muitas perguntas e esse é um assunto que vai fazer parte do meu dia a dia por muito tempo, porque não pretendo descolorir tão cedo, fui atentar meio mundo de gente em busca de informações! hahaha
Com o cabelo claro, minha maior preocupação era com o descolorante. A tintura ou tonalizante vinham pra “fechar” os trabalhos, porque o mais importante era descolorir na medida certa, sabe?
Só que agora a realidade é outra, meu cabelo estava super claro, o desbotamento começou, principalmente nas pontas, que estavam muito mais claras, e preciso saber como manter a cor, evitar o desbotamento e por aí vai.
Mas, vamos começar por partes, né? Como várias meninas perguntaram se vou continuar usando tinta ou vou partir para a o tonalizante, vou falar primeiro da diferença entre os dois, das vantagens e desvantagens.
3 PERGUNTAS ESSENCIAIS ANTES DE ESCOLHER
Antes de escolher entre a tintura e o tonalizante é bom se fazer 4 perguntinhas:
- Qual a cor que está o seu cabelo e qual você quer alcançar?
- Qual o nível de danos do seu cabelo? Ele aguenta ou não um procedimento químico?
- Quanto tempo você pretende ficar com essa cor?
No meu caso, estava com o cabelo muito claro, comecei a descolorir há quase 20 anos e queria escurecer. Tonalizante, nesse caso, não era uma opção, porque a cor não ia fixar.
Claro que meu cabelo é danificado, como todo cabelo quimicamente tratado, mas ele aguentaria tranquilamente a coloração, que é mais agressiva que o tonalizante, porque estava forte e resistente.
Por fim, a minha ideia é deixar o cabelo escuro por muito tempo, então a tintura seria a primeira opção.
Ou seja, para o meu caso a tinta, com certeza, era o mais indicado, né?
TINTa OU TONALIZANTE?
Existem colorações e tonalizantes de diversos tipos, com e sem amônia, mas a finalidade deles é a mesma: colorir os fios. Só que eles fazem isso de forma diferente.
Não vou detalhar os tipos de tinta senão o post fica muito longo, vou colocar de forma geral. Mas, vocês quiserem esse tipo de conteúdo avisem nos comentários que faço um post específico, tá?
TINTA
A tinta age dentro da fibra capilar, mudando realmente a cor do cabelo. Por isso, ela consegue cobrir 100% dos fios brancos, escurecer ou clarear o cabelo (lembrando que tinta não clareia tinta!) e, também, agredir mais.
Ela vai “durar” mais tempo e vai demorar mais pra desbotar, então pra quem quer realmente mudar a cor, de loira pra morena, por exemplo, é a melhor opção.
Mas, a tintura, em regra, é incompatível com algumas químicas, como alisamentos e relaxamentos, dependendo dos ativos usados nesses procedimentos. Já existem colorações sem amônia, mas mesmo essas podem ser incompatíveis com outras químicas, como o henê, por exemplo.
Então, antes de tacar a tinta no cabelo, faça um teste da mecha!
TONALIZANTE
Já o tonalizante age apenas superficialmente. Ele deposita os pigmentos na cutícula e forma uma espécie de película que não cobre completamente os fios brancos, não clareia o cabelo (não dá pra ir do castanho pro loiro só com tonalizante) e desbota mais rapidamente.
A duração média do tonalizante é de 20 a 30 lavagens.
Contudo, os tonalizantes agridem bem menos que as tinturas, são compatíveis com a maioria das químicas e são ótimos para realçar a cor do cabelo, pra dar mais brilho e profundidade ao tom.
Então, não existe isso de melhor ou pior. Tudo depende do seu cabelo, do que ele aguenta ou não, dos resultados que você deseja e por aí vai.
A tinta foi melhor para o meu cabelo, mas isso não me impede de, lá na frente, usar tonalizante pra manter o brilho e deixar a cor mais intensa, sabe? Vamos ver como o cabelo reage, né?
Essa semana farei o primeiro banho de brilho, usando a mesma tinta que usei para colorir, porque a cor já começou a desbotar. Já esperava isso, porque o cabelo estava muito claro e não fiz a pré-pigmentação, e podexá que mostro o passo a passo aqui pra vocês, combinado?
Agora, contem aí: vocês usam mais tinta ou tonalizante? Têm algum preferido? Alguma dica pra aumentar a durabilidade? Quero saber!
Beijos, Sah